Como é voar pela LAN Airlines - Trecho GRU/BOG

por Thiago Luiz

17 de maio, 2014

Como é voar pela LAN Airlines - Trecho GRU/BOG

Minha viagem para Colômbia foi saindo por Guarulhos/SP, aeroporto internacional de Cumbica. O trecho GRU/BOG foi operado pela LAN Airlines (LATAM - membro One World)

LAN Airlines - LA #3506 GRU/BOG

Aeronave: Boeing 767-300 (distribuição assentos: 2x3x2)

#BAGAGEM 1x23 kg + 1x16kg de mão

# CHECK IN como cheguei com 3 horas de antecedencia e já realizei o web-checkin, somente despachei as malas e retirei um novo cartão de embarque. Rápido e prático com fila diferenciada somente entrega de bagagem. Como a LAN é LATAM, você pode despachar tambem nos balcões da TAM (logicamente na área de voos internacionais).

# EMBARQUE Voo atrasou 1h30 devido a questões de escala (trabalhistas) dos comissários. Ponto negativo para LAN. Se houvessem feito os planos de escalas corretos, não teriam acontecido tal atraso. Equipe de solo prestativa e soube organizar bem fila e embarque para aeronave (prioridades e numeração da poltrona). Embarque rápido e sem confusão. 

# TRIPULAÇÃO Comandante se apresentou pedindo desculpas pelo atraso e passou informações básicas do trajeto. Durante o cruzeiro, não lembro de comunicação do comandante, na qual foi ocorrer somente antes do pouso. Equipe de comissários cordiais, educados, dispostos e prestativos a atender. Falavam espanhol e inglês.

# VOO Com duração de 6h, voo transcorreu sem turbulências e, consequentemente, não houveram atrasos. Peguei um bom assento! Diferentemente da TAM, as primeiras fileiras da classe economica (as que possuem um maior espaço para as pernas) não haviam preços diferenciandos. Prioridade de quem realizasse check-in primeiro ou, logicamente, passageiros idosos, mobilidade reduzida ou lactantes. No meu caso, haviam assentos vagos e aproveitei a oportunidade. Então, não tenho o que comentar das usuais e normais assentos da economica. Foram oferecidos cobertor, almofada e fone de ouvido. Algo que achei falho: demoraram, e muito, para baixaram a luz da cabine. Para quem queria dormir, o tapador dos olhos fez falta!!

 

# ENTRETENIMENTO Haviam telas individuas com opções de linguas em inglês e espanhol e revista de bordo (+ duty free que não estava disponivel para compra). Poucos filmes atuais (novos), mas com catálogo extenso - 110 opções. Séries em pouquissima variedade, com no máximo 3 opções. Eu fiquei acompanhando o mapa de voo, que na minha opnião era muito fraco. Era perceptivel que o programa necessitava de uma nova paginação de layout, mas quebrou o galho. Bem basicão. Ponto negativo? Tomadas não estavam funcionando. Dificil acesso as mesmas.

 

# ALIMENTAÇÃO Foram servidos jantar e um lanche durante o voo. Haviam 2 opções de sucos, água, refrigerantes, cervejas e destilados. Comissários passavam constantemente durante o voo oferecendo bebidas aos passageiros. Sou suspeito para falar de culinária, pois não tenho um paladar aguçado. Resumindo, aprovado o prato servido a bordo. A foto fala por si. 

 

# CONCLUSÃO Não sou fã da LATAM airlines. Fui em um voo promocional e não tenho o direito de reclamar muito pelo preço que paguei pela passagem. Não sei por qual motivo, ainda me concederam bagagem prioritária. Mesmo com o atraso, a equipe de bordo compensou qualquer contratempo. Minha poltrona precisava de uma manutenção, mas nada que tirou meu sono. Resumindo: tirando o fato que fui com passagem promocional, numa próxima busca pesquisaria valores de passagens pela AVIANCA, pois é a companhia aérea concorrente para trechos DIRETOS entre Brasil e Colombia e é só elogios. Se no trecho domestico na Colombia a Avianca já é um espetáculo (relato em breve), imagina em voo internacional!

E o voo da volta? Atrasou 10h pois o avião não estava apto para voo e tivemos que esperar um novo avião ser deslocado do Peru. Fomos encaminhados para hotel, onde ganhamos café-da-manhã e almoço e ainda ganhamos 2 vouchers: 100 USD + janta no aeroporto. Só destaco que no voo noturno da volta, serviram somente a janta, nada de 2ª refeição. No resto, mais do mesmo: tripulação show de bola e sem (mais) atrasos!



Comente aqui

Thiago Luiz

Thiago Luiz, 30 anos, servidor público na área de engenharia. Um apaixonado por cidades que ainda não esteve e pelas pessoas que ainda não conheceu!

Mundo Desbravo nas Redes

Facebook

Instagram

Direitos do Autor

Todo o blog MUNDO DESBRAVO está protegido por direitos de autor, exceto quando se indique expressamente o contrário.