Equador: Mitad del Mundo

por Thiago Luiz

06 de agosto, 2015

Equador: Mitad del Mundo

#O que é A famosa atração “Metade do Mundo” é uma das principais atrações do Equador, pois estamos “cara a cara” com a famosa linha homônima que divide o mundo em norte e sul. Descoberta por franceses no século XVIII, a linha foi locada no Equador pela facilidade na época em pesquisar em uma região de clima favorável comparado a África e Ásia. Após muitas pesquisas cartográficas e topográficas chegaram então na famosa “Linha do Equador”, o grau zero latitudinal. O parque “Metade do Mundo” não somente apresenta o desenho da linha, mas como também outras exposições bem interessantes e uma área de conveniência.

#Como Chegar O complexo turístico está localizado a 22 km ao norte de Quito e próximo do vilarejo de San Antonio. Para chegar você tem três opções: transporte público, alugando um carro ou fechando um pacote com agência de turismo. A estrada até o parque é duplicada e muito boa e deve durar um pouco mais de 30 minutos por sentido, mas se você optar por fechar pacote com alguma agência, a grande desvantagem que seu tempo por lá será limitado como também seu dia, pois você irá depender do horário da agencia para ir ao local (custa em torno de 15 dólares). MAS ir com opção “transporte público” não te vai custa nada mais, nada menos, que UM DÓLAR ida + volta.

@Trolebus Primeiro você necessita pegar um trólebus até a estação “LA Y”, que é o ponto final do trólebus. MAS você necessita agora pegar um ônibus convencional até a estação “Ofélia”, sistema chamado MetroBus-Q. Porém caso você pegue um trólebus que te deixar em um terminal chamado “Estación del Trole Norte” será necessário sair da estação e ir em direção a avenida e pegar ônibus, seguindo o mesmo sentido norte.  Por mais que pareça difícil e confuso, é bem tranqüilo. É só usar a boca e perguntar, que eles ajudarão. 

@Estação Ofélia Já estando na estação, agora precisas pegar mais um (e último) ônibus até Mitad del Mundo. O ônibus leva o mesmo nome do parque e está localizada nas últimas plataformas a direita. Não tem erro, você verá a placa indicativa para o ônibus na plataforma.

Bus
Plataforma na estação Ofélia.

O trajeto da estação Ofélia até Mitad del Mundo demora cerca de 40-50 minutos e vai depender da movimentação entra-sai, pois é um ônibus parador (não é direto). Logo, considerando todos os ônibus que tens que pegar, a duração por sentido até o parque é de aproximadamente 1 – 1,5 hora. Porém, na volta quando chegar à estação Ofélia, eu peguei um ônibus que me levou direto até o centro histórico (Plaza Marin). Por ser uma linha com o nome “Mitad del Mundo” logicamente eles sabem que o que mais tem no ônibus são turistas, e por isso, eles avisam quando chegam no complexo. Na verdade eles te “largam” em um ponto de ônibus um pouco mais pra baixo da entrada, porém é visível vê-lo. Abaixo tem um mapa do Google Maps onde marquei algumas posições de importância.  

mapimage
Mapa mostrando o entorno do Mitad del Mundo.


Mitad_del_Mundo_Bolletera
Bilheteria
Pulseira
Pulseira "full pass" furada!

@Mitad del Mundo A entrada do parque  “Ciudad Mitad del Mundo” é estruturada e volumosa. Você de longe já observa ao fundo o famoso monumento, porém antes você necessita passar pela bilheteria. Você pode optar por dois valores de pagamento: o básico, que te da direito somente de entrar e conhecer dois museus, e o completo , que consiste na  entrada + visita a todos museus do parque (incluindo o planetário). Eu achei uma furada ter comprado o completo, pois mesmo pagando algo como 7,50 dólares,o planetário é fraco e em nenhum momentos eles verificaram as pulseiras de ninguém. Enfim, existem outros museus dentro do complexo que valem super a pena: Museu QUITO COLONIAL (conta história de Cuenca e Quito e suas lendas urbanas. Existe uma maquete bem bacana de Quito), Museu Francia (conta a história da expedição francesa geodésica na descoberta da linha do Equador pelo Charles Marie e sua equipe – com exposição de instrumentos e fotos), Museo Guayasamín (expõe obras e conta história do artista plástico mais famoso do país). Do resto, não perca seu tempo (como o planetário, rs). Vale ressaltar que dentro do parque, há estrutura de alimentação e de compra de souvenirs. Mais informações, aqui 

vista_2
Famoso monumento "Mitad del Mundo"

E não podia esquecer do famoso monumento de pedra em forma trapeizodal  com um globo em bronze na sua ponta, o  ”Mitad del Mundo”. O grandioso monumento abriga dentro dele o Museo Etnográfico Mitad del Mundo, que por elevador, te leva até o topo com ampla visão do complexo. E ao descer as escadas, você conhecerá mais a histórias dos indígenas que vivem e fazem parte da história do Equador. O bacana na verdade do museu é participar de jogos interativos, como tirar uma foto como se tivesse em regiões equatorianas.

 Vista
Vista panorâmica no topo do monumento. Ao fundo, área com restaurante e lojas.

@Subway Em frente a entrada do “mitad del Mundo” há um pequeno centro comercial, chamado de Plaza Equinocial e nele temo um Subway. Bom né? Quando você desce do ônibus normalmente tem alguém oferecendo almoço nos restaurantes pela região, porém acho que nada melhor algo que você já conhece e com um preço camarada.

 Subway
Em frente ao parque, centro comercial com subway.

@Museo Intiñan Em minha opinião foi a experiência mais bacana. Esse museu está ao lado do parque “Mitad del Mundo” e seu acesso pode ser caminhando mesmo, porém se estiver de caso é possível estacionar em frente ao museu gratuitamente. No museu, o visitante é convidado a conhecer a verdadeira latitude zero, devido ao moderno uso do GPS. O interessante que o erro, comparado a descoberta dos franceses, foi mínimo (240 metros). O bacana desse museu são as experiências em torno da linha do Equador, como equilibrar um ovo em um prego, tentar caminhar em linha reta de olhos vendados e observar o sentindo da água nos distintos lados do hemisfério. Eu havia acabado de chegar e me infiltrei (pagando, lógico) num grupo guiado em inglês com vários velhinhos americanos e um Chico mexicano. Mais informações, como valores e vídeos demonstrativos, é só clicar aqui

 
Avenida Mitad_del_mundo_2_GPS
Placa indicativa na estrada + entrada do museu.
inti 1039
Tursita brinca em equilbrar + pose na metade do mundo.



Comente aqui

Thiago Luiz

Thiago Luiz, 30 anos, servidor público na área de engenharia. Um apaixonado por cidades que ainda não esteve e pelas pessoas que ainda não conheceu!

Mundo Desbravo nas Redes

Facebook

Instagram

Direitos do Autor

Todo o blog MUNDO DESBRAVO está protegido por direitos de autor, exceto quando se indique expressamente o contrário.