Santiago: Onde encontrar casas de câmbio.

por Thiago Luiz

27 de setembro, 2015

Santiago: Onde encontrar casas de câmbio.

Viajei numa época onde nosso real está cada vez mais desvalorizado. Mas sabe o que mais me chateou? Que simplesmente sites de turismo estavam insistindo na seguinte informação: “o real não se depreciou tanto perante o peso chileno”. Então agora me explique se uma garrafa de água na rua custar aproximadamente quatro reais é normal. Claro que não! As coisas no Chile estão caras SIM. Quer dizer, a culpa não é deles, mas é o nosso Real que anda em má onda. Mas enfim, não sou economista e vamos falar no que interessa: trocar seu precioso dinheiro. Nessa viagem eu resolvi testar trocar reais na casa de câmbio e sacar direto do caixa eletrônico. Vamos ao veredicto: 

a) Saque em Caixa Eletrônico: meu banco é o do Brasil e para cada saque cobram uma taxa de 12 reais. Então já adianto: tente sacar o limite máximo diário de uma vez: CHP 200.000 (duzentos mil) pesos chilenos, pois nesse caso a taxa será mais bem diluída. E mais: NÃO SE ESQUEÇAM DE DESBLOQUEAR O CARTÃO para uso no exterior. No Banco do Brasil é feito online e no Bradesco, via gerente (que retrocesso...). PORÉM, além da taxa de saque do seu banco, você também paga taxa de saque do caixa eletrônico local. Banco del Chile, via Redbanc, cobra um taxa de CHP 3.500 pesos chilenos. Já o banco BancoEstado cobra um taxa de CHP 4.000 pesos chilenos. Por motivos pessoais eu não consegui sacar os 200.00 mil pesos chilenos de uma só vez. Acabei sacando três vezes. Lembro que a taxa cobrada em pesos chilenos é descontada como se você estivesse sacando o valor que você quer + taxa. O IOF e a taxa do seu banco é cobrada a parte, porém são descriminados de uma só vez no extrato de sua conta.

Saque 1: CHP 20K + CHP 3,5K = CHP 23,5 K = 161,22 reais. Cotação: 1 real = 146 pesos.

Saque 2: CHP 60K + CHP 3,5K = CHP 63,5 K = 418,14 reais. Cotação: 1 real = 152 pesos.

Saque 3: CHP 20K + CHP 4K = CHP 24 K = 165,11 reais. Cotação: 1 real = 145 pesos.

2015-09-27 00.51.41
Comprovantes de saque: fornecidos pelo caixa eletrônico, porém você precisa aceitar sua impressão.

Como vocês podem perceber, quanto maior o valor que você sacar, melhor a cotação. Considerando que na casa de câmbio no shopping Costanera Center 1 real estava valendo 160 pesos, mostra que se eu estivesse sacado o valor máximo no caixa eletrônico e, mesmo considerando IOF + taxas de saque dos bancos, valeria super a pena. Sem contar na comodidade, certo?

2015-09-22 23.25.17
Casas de Câmbio da rua Agustinas: comodidade por estar uma ao lado da outra.

b) Casa de Câmbio: Como acontece na maioria das cidades (menos no Brasil, rs) as casas de cambio em Santiago, em sua maioria, estão localizadas na mesma rua e uma ao lado da outra. Estão localizadas na Calle (rua) Agustinas esquina com a famosa Paseo Ahumada (famoso calçadão do centro). Como você pode ver abaixo, não tem erro! Facilita um monte a sua pesquisa. PORÉM, ela fecha domingos e feriados. Então, caso você precise nesses dias, você pode trocar no aeroporto ou no shopping dentro do Constanera Center (o maior edifício da América do Sul). No dia, obtive uma coração de 1 real = 170 pesos chilenos. Já o dólar, você venderia por aproximadamente 695 pesos chilenos/dólar. Porém, não há duvidas que levar dólares é a melhor opção, mas como nas casas de câmbio o dólar é o turismo e o descontado do banco é o comercial, fará toda a diferença.

4,10 reais = 1 dólar = 695 pesos ou 4,10 reais = 697 pesos.

Logo, estava valendo mais levar real! 



Comente aqui

Thiago Luiz

Thiago Luiz, 30 anos, servidor público na área de engenharia. Um apaixonado por cidades que ainda não esteve e pelas pessoas que ainda não conheceu!

Mundo Desbravo nas Redes

Facebook

Instagram

Direitos do Autor

Todo o blog MUNDO DESBRAVO está protegido por direitos de autor, exceto quando se indique expressamente o contrário.